Qual
é o segredo de um grande líder?
Em Academia de liderança, lançamento da
Papirus 7 Mares,Fernando Jucá afirma que
todos podem ser líderes e que a verdadeira liderança deve ser incentivada e
construída
O que Martin Luther King, Nelson Mandela, Mahatma
Gandhi e John Kennedy têm em comum? A resposta é fácil: são grandes líderes da
história da humanidade, capazes de mover multidões em um objetivo comum, muitas
vezes sem hesitação, com uma fidelidade cega. Mas qual seria o segredo destes
grandes líderes alcançar tamanha admiração e tanta credibilidade? Segundo Fernando
Jucá, autor de Academia de liderança: Como desenvolver sua capacidade de liderar, lançamento
da Papirus 7 Mares, na verdade não há segredo.
“Todos
podem ser líderes se assim o desejarem. Na discussão mais velha da
administração – sobre se líderes nascem feitos ou são formados – minha resposta
é um duplo sim: todos nascemos capazes de ser líderes e todos podemos
aperfeiçoar nossa capacidade de liderança”, afirma o autor, que teve a colaboração de Edilberto
Camalionte, Ricardo Jucá e Ruy Bilton para escrever o livro. Com doutorado em
administração de empresas e ele mesmo um empresário de sucesso, Fernando Jucá
traça um paralelo entre a liderança e a construção de marcas de sucesso no
mercado.
“A construção de
marcas é um tema que envolve questões fascinantes de
comportamento humano: como percepções são formadas, como redes de comunicação
boca a boca são estabelecidas... Mas, no final, o que pude observar é que o
aspecto fundamental que distingue marcas
corporativas fortes é a qualidade da liderança”, completa o autor, que por
sinal é especialista em branding.
Logo
no início da obra, Fernando Jucá faz um relato emocionante sobre a final da
Copa Mundial de Rúgbi de 1995, na África do Sul. O autor estava de férias no
país, onde presenciou uma das maiores demonstrações de liderança da história
recente. Anos mais tarde, o fato seria retratado numa das cenas mais
emocionantes do cinema , no filme Invictus,
quando Nelson Mandela entrou em campo para cumprimentar os jogadores e o
estádio inteiro ficou, por um instante, no mais completo silêncio.
Logo
em seguida o que se ouviu foi um coro de todos os presentes clamando por
Mandela. “A multidão delirou. A mensagem era clara: ‘eu, Nelson Mandela,
represento dezenas de milhões de sul-africanos, que hoje jogarão junto com
vocês’. Foi de arrepiar”, lembra.
Como
Jucá esclarece, o objetivo do livro não é trazer a última novidade ou moda em
liderança, mas sim revelar o que há de mais essencial, o que realmente faz a
diferença, aqueles conceitos que venceram o teste do tempo. “Falamos, por
exemplo, de ‘credibilidade’ (um traço, para alguns), de ‘quando delegar’ (bebendo
de conceitos de liderança situacional) e de ‘reciprocidade’ (que emerge em
relações entre duas pessoas)”, diz.
E
completa: “Tudo isso organizado em
quatro comportamentos essenciais que, acredito, definem a liderança: engajar pessoas, desenvolver talentos, moldar
o futuro e entregar resultados.”
Ainda
de acordo com o autor, a liderança tem que acontecer todo dia e ser exercida
por todos: não pode ser a responsabilidade de poucos ou um evento pontual. E,
dentro de uma empresa, criar uma cultura centrada no desenvolvimento de
lideranças provavelmente é uma das principais tarefas do líder.
“Alguém
mais cínico poderia perguntar: ‘mas, se todos se tornarem líderes, quem eles
vão liderar?’. Essa indagação reflete uma visão estanque do fenômeno da
liderança: alguém é líder ou não é. Mas não é assim que as coisas funcionam.
Tanto que equipes de alta performance
muitas vezes contam com integrantes capazes de se revezar na liderança, de
acordo com as características do desafio enfrentado”, finaliza.
Sobre o autor:
Fernando Jucá é doutor em Administração de Empresas, um dos
fundadores da consultoria SSJ – Laboratório de Negócios e atua como facilitador
de cursos in-company em grandes
empresas, além de lecionar na pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e
na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). Também colabora regularmente com
artigos para revistas como Você S/A,
Exame, RAE e Meio & Mensagem
e ministra palestras em cursos e eventos de empresas regularmente.
|
Ficha técnica: Academia de Liderança Fernando Jucá 192 pp. R$ 42,00 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário